Precisa de ajuda?

Clique aqui e fale agora com a nossa consultora pelo Whatsapp.

Tran Safeliner

Para prevenir a condensação, a entrada de umidade e o controle de infestações de insetos sem necessidade de fumigação durante o transporte.

Muitos produtos agrícolas são afetados pela condensação, pelas infestações de insetos e pela umidade quando são transportados de uma zona climática à outra, especialmente quando a travessia começa em climas tropicais. GrainPro, Inc. é uma empresa líder mundial na elaboração de bolsas plásticas herméticas, desenhadas especialmente para containeres, oferecendo armazenamento mais seguro de produtos agrícolas em trânsito.

O GrainPro TranSafeLinerTM (TSL) é elaborado de múltiplas capas de polietileno e uma barreira contra gases que oferecem uma qualidade superior para a prevenção do movimento de gases e umidade, podendo ser utilizado em containeres para o transporte de grãos e produtos a granel ou embalados. Também oferecemos uma versão especial do TSL com uma válvula para injeção de dióxido de carbono (CO2), o que permite a modificação rápida da atmosfera no interior do container.

Vantagens

- Prevenção da entrada de umidade do exterior para dentro do container. Isso evita a condensação da atmosfera onde se encontra o produto;
- Controle efetivo de infestações de insetos enquanto o container está em trânsito marítimo e/ou terrestre;
- “Fumigação ecológica”, já que exclui a necessidade de fumigação com químicos tóxicos;
- Previne a oxidação do produto e o desenvolvimento de fungos (mofo). Alguns deles são causadores de micotoxinas;
- Fácil de instalar e reutilizável (sempre e quando não esteja danifica por objetos pontiagudos).

Tratamento no transporte contra insetos sem fumigação

Os produtos agrícolas como feijão, café, cacau, sementes de oleaginosas e grãos em geral produzem, durante o transporte, uma atmosfera de baixa concentração de oxigênio (O2) e alta concentração de CO2. O CO2 é produzido de duas formas: A grande quantidade de insetos presentes no produto ou pela respiração do próprio produto. Em geral, os produtos agrícolas são expurgados para a erradicação de insetos antes de ser embarcados, porém alguns insetos (já seja em forma de ovos, larvas ou pupas) sobrevivem devido à condição não hermética do container e a curta exposição das pragas aos produtos químicos. Por outro lado, a alta temperatura e umidade do ar, a população residual de insetos se multiplica rapidamente causando danos aos produtos durante o transporte e, por tanto, sendo necessário novo expurgo no porto de destino. O TSL é uma bolsa especialmente desenhada que não permite o intercâmbio de gases entre o ambiente externo e o interior do container, tendo como vantagem o consumo do oxigênio e o CO2 liberado pela respiração dos insetos e do produto. As propriedades de baixa permeabilidade aos gases, permitem ao TSL a manutenção da atmosfera modificada que é letal para os insetos e efetiva para o controle de densidade populacional dos mesmos. Tudo isso confere ao TSL a vantagem de oferecer uma “auto-fumigação ecológica” e segura. Produtos agrícolas como amendoim e cacau que possuem alta quantidade de óleo, também podem gerar a modificação da atmosfera do container. A atmosfera modificada também previne o desenvolvimento de mofo e a oxidação dos produtos transportados.

Instalação

O TSL pode ser instalado de três maneiras:
- Com o uso de um ventilador para sustentar a bolsa aberta contra as paredes do container.
- Com o uso de cordas e fita adesiva para pendurar a bolsa.
- Com ímãs para sustentar a bolsa contra as paredes do container.
Depois de carregado, a parte solta da bolsa, no fim do container, é puxada horizontalmente e fechada utilizando um zipper tipo “zilock” especial a prova de gases.

Prevenção da condensação da umidade exterior

O movimento da umidade ocorre devido às grandes variações de temperatura quando um container é exposto à radiação solar. Essa situação cria correntes internas de convecção. As altas temperaturas causam o movimento da umidade desde o produto até o espaço aéreo formado na parte superior dentro do container. Quando a temperatura baixa, durante os momentos mais frescos do dia, a umidade no ar se condensa no teto do container, gotejando desde as partes altas e nas paredes do container, podendo ocorrer danos aos produtos. Com o uso do TSL, não há intercambio de umidade entre o produto e o espaço aéreo. A bolsa permite a separação da atmosfera do produto da atmosfera fora do container. A prevenção da absorção de umidade evita a condensação, inclusive em situações onde há excesso de umidade no ar. A umidade não entra em contato com o produto, já que o ar úmido não pode entrar no TSL.

Para cima